Estou començando e agora? - Ferramentas


Tenho visto nos diversos grupos muitas dúvidas sobre o que comprar, o que é imprescindível ter de imediato entre outras coisas.

Sendo assim decidi fazer este tutorial, se é que posso chamar assim. Espero que possa ajudar a todos que estão iniciando de forma séria e que realmente desejam se tornar artesãos da encadernação.
Hoje o objetivo de post é se aprofundar um pouco mais na utilização de cada ferramenta e darei minha opinião pessoal sobre substituições complementando assim o post anterior.
Comentarei sobre as ferramentas que proporcionam estas possíveis substituições, assim todos podem fazer seus trabalhos ainda que não possam investir um grande valor de imediato.

Caso não tenha lido o primeiro post desta série clique AQUI

Base de Corte  - Não recomendado substituição

A base de corte, por suas características explicadas anteriormente, protegem seu móvel para o corte de materiais.

Além da proteção, o fato de ser graduada em centímetros auxilia na precisão de cortes retos e na conclusão das medidas necessárias. Há também bases que tem a medida 1/2 centímetro. No caso da minha eu acabei marcando manualmente para facilitar no momento do corte. Também há modelos que incluem diagonais, a título de informação. Sendo assim recomendo a base de corte como ferramenta básica extremamente necessária.
Foto ilustrativa com modelos existentes de base de corte





EstileteNão recomendo substituição

O estilete é uma ferramenta com lâmina fina, precisa e de fácil manutenção.

Um ótimo estilete é essencial para cortes precisos e sem rebarbas, principalmente no refilo dos fólios.

Foto ilustrativa com modelo de estilete





Cortador Circular - Depende


Depende do que? Sua disponibilidade financeira.

O cortador circular é uma ferramenta maravilhosa considerando que ela passa sobre o tecido e não o arrasta como o estilete, exigindo uma força extra no posicionamento da régua para guiar o corte.

Sendo assim, recomendo o uso do cortador circular, porém se no momento não há disponibilidade, recomendo ao invés de estilete que utilize uma ótima tesoura, ao menos muito bem afiada.

Para cortar corretamente utilize sua base de corte para fazer uma marcação. Corte o tecido em tamanho aproximado ao que necessita, marque-o utilizando a régua de corte e dobre vincando-o. Ao cortar com a tesoura siga este vinco. É uma opção. Ou pode, com auxílio da régua, utilizar giz de costura. Porém esteja certa de utilizar uma cor próxima para o mais claro ou levemente para o mais escuro. Esteja segura que não vai marcar nenhum local que aparecerá após aplicação no horlle.


Foto ilustrativa com modelo de cortador circular




Réguas ou Gabaritos de Encadernação - Depende

As réguas não são uma ferramenta muito cara. Eu recomendo, por preferencia pessoal, as de acrílico. Porém, caso não possa comprá-las e tenha um exímio controle, pode fazer suas próprias réguas de encadernação com horlle ou MDF. Pesquise os conjuntos de réguas disponíveis no mercado, sendo a mais comum a da primeira foto abaixo com 3 réguas, e faça as suas. Portanto, considero uma ferramenta que não pode faltar e vale a pena o investimento, porém sua substituição é possível se for para confeccionar suas próprias.

Levar em consideração que ao fabricar suas próprias réguas de encadernação, no caso da 1,5mm, não recomendo ser utilizado para corte das margens por uma questão de segurança. Ela não a protegerá do fio do estilete.



Foto ilustrativa com modelo de réguas de encadernação em acrílico




Fio de CabeloNão recomendo substituição
Ao fio de cabelo se aplica a mesma regra acima. Também dou preferência à peça de acrílico.
Neste caso, não recomendaria fabricar a própria, pois exige um pouco mais de habilidade métrica, porém se este é seu caso..go for it!!!

Foto ilustrativa com modelo de fio de cabelo em acrílico



Para quem gosta de ter suas ferramentas diferenciadas, temos os lindos kits da Cibele Cunha. Suas ferramentas personalizadas, combinando com seu atelier ou com seu jeitinho. Para ver mais clique AQUI



Foto Kit de Encadernação Cibele Cunha






Régua de AlumínioNão recomendo substituição

A régua de alumínio é utilizada para guiar os cortes efetuados com estilete ou cortador circular no tecido ou horlle para confecção da estrutura dos cadernos.

Seu valor é baixo e é facilmente encontrada nas papelarias, portanto não recomendaria nenhuma substituição.

Outro fator extremamente, se não o mais importante, é a segurança que ela proporciona pela resistência do material ao trabalhar com o estilete.


Foto ilustrativa régua de aluminio





Tesouras - Necessário

Uma boa tesoura será sempre necessária.

Caso não possa adquirir uma nova, assegure-se de que está muito bem afiada.

Lembrando a recomendação dada anteriormente sobre utilizar uma tesoura para tecido e outra para papel. Caso não seja possível dê preferência a cortar o papel com estilete.

Foto ilustrativa tesouras





Espátula de Plástico - Necessário

A espátula é uma ferramenta de baixo valor.

Auxilia na aplicação do tecido e também pode substituir momentaneamente ferramentas como a dobradeira e o rolinho.



Foto ilustrativa com modelo de espátula de plástico





Dobradeira – Pode ser substituída



A dobradeira é perfeita para vincos e marcações. Porém como mencionei acima, ela pode sim ser substituída momentaneamente pela espátula.





Foto ilustrativa dobradeira






Cola - Depende


A cola que utilizamos é a extra-forte, do rótulo azul.

Ela pode ser substituída, em alguns processos (pela cola preparada CMC).

Complementando a cola CMC é um preparado com a adição da cola branca. Assim a cola não seca tão rapidamente possibilitando um tempinho extra para colocar e reposicionar se necessário durante a montagem do caderno.

Ainda que utilize o CMC, provavelmente necessitará da cola branca.

Foto ilustrativa cola branca





CMC – Carboxi Metil Celulose - Depende


O CMC ( Polímero derivado da celulose) quando misturado a água forma um gel transparente. Após é acrescentado a cola branca na proporção de duas partes de cola para uma de gel.

Como mencionado acima retarda o processo de secagem.

Utiliza-se a cola branca e CMC. Há quem utilize apenas CMC, porém eu recomendo observar os processos e utilizar ambas.

Complementando a informação sobre onde encontrar o CMC, a Marilena Ramos gentilmente informou que pode ser encontrada na Oficina Fu.


Foto ilustrativa de preparação e consistência do CMC

 *fonte foto: companhiadopapel.com.br




PincelNecessário



O pincel é utilizado em conjunto com o rolinho para uma perfeita cobertura de cola.

Eu recomendo a utilização do pincel por aplicar maior quantidade, alcançar cantos e espaçamento entre lombadas ,  locais onde o rolo não aplica.


Foto ilustrativa pincel





Rolinho de espuma - Necessário

O rolinho de espuma é utilizado para retirar o excesso de cola.

É de valor baixo, portanto recomendo para garantir que não haja excessos de cola que possam manchar o tecido, entre outros.


Foto ilustrativa com modelo de rolinho de espuma





Rolo de XilogravuraPode ser substituído


São muitas ferramentas a serem compradas.

O rolo de xilogravura foi incorporado a encadernação recentemente. Sendo assim, não sei o valor exato nas diversas cidades, mas eu comprei na faixa de R$ 20,00. Apesar de sua utilidade, caso não tenha um valor a investir folgado, pode aguardar um pouco mais para adquiri-lo. Digo isso fazendo a seguinte comparação. Espátula substitui o rolo. R$ 20,00 = 1 m de tricoline.



Foto ilustrativa com modelo de rolo de xilogravura





Agulhão - Necessário


O agulhão serve para furar os fólios como ponto principal.

Também é utilizado para fazer furos, marcações e guiar o ilhós. Seu valor não é tão elevado, vale a pena.

Há diversos disponíveis, particularmente gosto do modelo abaixo.




Foto ilustrativa agulhão





Berço de FuraçãoPode ser substituído

O berço de furação oferece precisão no corte dos fólios devido ao seu ângulo.

Caso não possua segue algumas opções:

Fazer seu próprio berço de horlle. Deve estar atenta aos detalhes das medidas, mas no Google é possível encontrar tutoriais a respeito.

Base de EVA – como visto no curso das Papeleiras. Com o gabarito, posicionar o fólio e furar no ângulo de 45° com agulhão. Exige ótimo posicionamento da mão.

A boa e velha lista telefônica. Abrindo exatamente no meio posicionar os fólios e furar. Nunca testei, mas se você tiver uma em casa não custa tentar!  ;-)



Foto de pap  - DIY berço em horlle

** fonte foto: meuscrap.art.br





Foto ilustrativa EVA utilizado como base de furação




Foto ilustrativa de lista telefônica aberta





BoleadorPode ser substituído

O boleador é uma ferramenta que, a princípio, não se utilizado em todas as produções. Sendo assim pode ser substituído.

Eu já usei o extrator de grampos. Funcionou muito bem! Já vi pessoas nos grupos do FB postando fotos que também utilizam.

Agora uma substituição bem tabajara. Um clips. Coloque-o numa base ( lápis por ex ) para dar segurança, fixe ou cole na ponta e aí está seu “boleador”!! Ex. fornecido no curso das Papeleiras.



Foto ilustrativa de modelo de boleador


Foto ilustrativa de extrator





Crop a DilePode ser substituído

A crop a dile é uma ferramenta que permite furar e aplicar ilhoses.

Há outras ferramentas disponíveis no mercado. Vamos a elas:

1 - Começando pelos alicates, temos o alicate para furação e aplicação de ilhós para couro.  Este alicate não tem demonstrado perfeita aplicação em materiais como o horlle, considerando informações obtidas nos grupos do FB.

2 - Temos um alicate muito barato encontrado no mercado, o qual já tive, que não recomendo de forma alguma e obtive informações semelhantes de outras pessoas. Infelizmente ele não aplica o ilhós, tem que fazer uma força extrema e ao final ele “mastiga” o ilhós, não o aplica. Para ilhós 4mm.

3 – Este alicate eu usei e comprei na Leroy Merlin. Não posso precisar a marca. Atendeu-me perfeitamente.  Fura, aplica, não exige força, furou muito bem placas de horlle (testei com duas de 1.5 completando 3mm de espessura ) e é bem anatômico. Observar que ele aplica APENAS ilhós ( retificando ) 3/16. O mesmo do alicate número 2.



Foto ilustrativa crop a dile



Foto ilustrativa furador e aplicador de ilhós couro
                                                                                 1


Foto ilustrativa aplicador de ilhós
2




Foto ilustrativa furador e aplicador de ilhós
 3





Agora vamos falar de outra ferramenta. 





Balancin - Opção

O Balancin ou Cardenas ( nome do fabricante ) é uma ferramenta para aplicação de Ilhoses, Rebites, Botões de Pressão e forrar Botões.

É uma ferramenta de mesa. Sua aplicação é feita através de uma alavanca na ferramenta.

Para as aplicações são necessárias matrizes para cada tipo de ilhós e os demais.

Portanto considerar ao comprar o balancim que deverá somar a ferramenta + matrizes. Considerar também que ele inclusive funciona como furador em diversas bitolas.

 Encontrado em armarinhos.



Foto ilustrativa do Balancin fabricante Cardenas



Foto ilustrativa Matriz para balancin
Matriz



Foto ilustrativa matriz para balancin
Matriz



Foto ilustrativa de matriz para forrar botões
Matriz



Lembrando também da informação que comentei no post anterior. Existem ilhoses altos, baixos, com acabamento ( arruela ) e para cada um deles são matrizes específicas. Quando comprei minhas matrizes foi da marca Eberle.






Crop a Dile – Big BiteNão há substituição


Para a Big Bite não há substituição por um simples motivo:  sua principal característica que é o alcance devido a seu espaço interno, fazendo com que o ilhós possa ser aplicado muito além da borda da capa.

As outras ferramentas aplicadoras acima tem esta limitação, fazendo com que a BB seja única.



Foto ilustrativa Big Bite





Crop a Dile – Corner Chomper – Pode ser substituído


Arredondar os cantos, esta é a função da Chomper. Porém há outras ferramentas no mercado com características semelhantes.

1 - A primeira é uma canteadeira da Lassane. Ela é para 100 folhas. Possui outras lâminas que permitem cortes diferenciados. Valor elevado.

2 e 3 - A segunda e terceira fotos são de cortadores individuais que podem ser encontrados a um valor mais acessível. São para um número muito menor de folhas, na verdade diria que folhas sulfite algo como 3 folhas, para gramaturas maiores um número menor de folhas ou até única. Não corta horlle. Encontrados em lojas de scrapbook.


Foto ilustrativa Corner Chomper
1



Foto ilustrativa de canteadeira profissional lassane
2



Foto ilustrativa de arredondador de cantos
3



Foto ilustrativa de arredondador de cantos
4




Prensa – Pode ser substituído

Então... essa prensa abaixo é tudo de bom! Mas de um valor elevado.

Que tal algumas opções?

Abaixo temos dois modelos de prensa de madeira/mdf. O primeiro é mais comumente encontrado. O segundo tem a vantagem de permitir técnicas como: fazer seus próprios blocos, passar a cola nos fólios, fazer os cortes nos fólios e etc.

Há artesãs que vendem na net e em lojas de encadernação.



Foto ilustrativa prensa



Foto ilustrativa de prensa em mdf




Foto ilustrativa de prensa em madeira




Há outros modelos também. Outras opções inclusive. Mas o bom Google neste caso pode ajudar.

Agora, em último caso, vamos a mais uma solução tabajara....rs...

Sabe aqueles livros que você tem em sua casa? Pegue os mais pesados, com as capas mais duras e use.

Caso não tenha com capas duras, use duas tábuas de madeira quadradas para fazer uma base acima e abaixo do caderno.

Atenção no momento de colocar os livros em cima para que eles ou as tábuas não se mexam e assim não alterar nada antes que a cola seque.




Foto ilustrativa de pilha de livros





Por hoje é isso.

Em breve outro post.

Aguardem!!!



Daniela Fellipe




11 comentários:

  1. Vocês conhecem alguma opção mais barata para arredondar os cantinhos do holler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Das ferramentas apresentadas de valor mais baixo, infelizmente não cortam o horlle. Acredito que, talvez, a canteadeira profissional Lassane possa fazê-lo, porém não tive oportunidade de testá-la, tão pouco posso afirmar qual seria a durabilidade da faca ao cortar papelão cinza. Certamente, tão logo surja uma ferramenta mais em conta postaremos aqui no blog!!!

      Excluir
  2. Olá.
    Dá para usar matrizes Eberle com o balancim da marca Cardenas?
    Olhando na web me pareceu que a marca Eberle tem mais opções de matrizes...

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia
    Eu conheço apenas o balancin fabricado pela Cardenas, mas não utilizo porque tenho a Big Bite.
    Porém sei que há matrizes, mais facilmente encontrado da Eberle e recentemente tenho visto da Cardenas. Até ano passado desconhecia matrizes da marca fabricante do balancin.
    Sendo assim e considerando que a Eberle fabrica as matrizes a muito tempo creio que não há problemas até porque as matrizes são apenas rosqueadas. Caso haja uma loja de aviamentos ou armarinho próximo a sua casa o ideal seria perguntar. Porque até quando eu estive vendo para comprar o balancin, recordo-me que a matriz mostrada para mim no dia era da marca Eberle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia
      Para atualizar: adquiri o balancin esta semana. Todas as matrizes e botões que adquiri para ela são da Eberlê.
      :-)

      Excluir
  4. Amei essa série de posts ajudando quem está começando com Encadernação e Cartonagem. Estou pesquisando há 1 mês e entre as centenas de sites q visitei seu blog é o mais completo, interessante e fácil de entender! Obrigada! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Muito obrigada pela visita. Eu estou fazendo melhorias no blog então em breve um novo blog com mais novidades e espero conseguir a periodicidade nas postagens. Já tenho um bom material para comentar aqui.
      Acabei de inaugurar o canal no Youtube então imagina a loucura..rs... mas já chego por aqui.
      Slds

      Excluir
  5. Bom dia!
    Muito obrigada pelas informações.
    #gratidao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Camila
      Que bom que gostou... sempre que possível estou postando novidades.
      :-D

      Excluir